MEI ou Simples nacional: Qual a melhor opção para o seu negócio?
Se você está a um passo de ter seu próprio negócio, você precisa estar por dentro de algumas informações que são essenciais na hora de empreender. Dentre essas informações, é necessário conhecer alguns conceitos e características de modalidades de tributação. Qualquer empresa para funcionar legalmente, seja ela virtual ou física, precisa ter um CNPJ e recolher alguns tributos.
Dentre esses tributos, existem os sistemas simples nacional e o Microempreendedor individual (MEI). Veja qual se enquadra mais na sua empresa:
O que é Simples Nacional?
Como já diz o nome, o Simples Nacional é uma modalidade de tributação simplificada. O empresário terá mais tempo livre para cuidar da gestão financeira e administrativa do seu negócio.
A sua maior característica é a facilidade no pagamento dos tributos, gerando uma grande economia com possíveis procedimentos burocráticos e uma maior facilidade para entender todo o relatório contábil e gerenciar os tributos da empresa. O empresário poderá realizar o pagamento de até 8 tributos, usando apenas uma única guia.
Para uma empresa optar por esse regime de tributação, deve primeiramente entender que para se enquadrar nesse regime, não pode possuir faturamento superior a 3,6 milhões nos últimos 12 meses.
O que é o MEI?
O microempreendedor individual (MEI) foi uma forma ainda mais simplificada, destinado aos empreendedores que não possuem sócios ou participações em outras empresas. Ela foi criada em 2008 pelo Governo Federal, e ajuda os pequenos comércios, profissionais liberais e prestadores de serviços a registrarem seus negócios nos órgãos governamentais, bem como torná-los legítimos diante da Receita Federal, Estados e Municípios.
Para uma empresa ou profissional que opte a esse regime de tributação, o faturamento da empresa não poderá passar de R$ 60.000,00 por ano, sendo este o principal requisito que impede a inscrição de algumas empresas nesse regime.
Qual a principal diferença do Simples Nacional e o MEI?
A principal diferença é que o MEI tem o benefício de uma carga tributária fixa e de baixo valor, comparada ao Simples Nacional.
Qual decisão devo tomar?
Agora que você já conhece as principais características e exigências de cada regime, chegou o momento de tomar sua decisão .
Para saber por qual o melhor caminho seguir, é recomendado que você fale com seu contador para que ele possa orientar qual o melhor caminho para seu momento e que fique de acordo com seu planejamento.
Para um profissional individual que está iniciando o seu negócio, o melhor regime de tributação é o MEI, pois a empresa poderá disfrutar de uma série de benefícios burocráticos sem muita complicação, como obtenção de CNPJ, a abertura de conta bancária como pessoa jurídica, emissão de notas fiscais, entre outros.
Se sua empresa ultrapassar o limite de faturamento máximo do MEI (R$ 60 Mil) ela poderá se enquadrar no regime do Simples Nacional, possuindo, então, todas as características dessa modalidade de tributação.