Como contratar um profissional de beleza para o seu salão? Quem tem experiência no ramo de beleza, seja como funcionário ou como dono de salão ou clínica, sabe o quanto é difícil formar um equipe de qualidade, e mais do que isso, o quanto é difícil manter essa equipe.
A alta rotatividade de funcionários nesse segmento é muito comum, mas antes de te ensinar a manter os seus funcionários vamos falar sobre como contratar um profissional de beleza.
Acertar na contratação será um quesito fundamental para ter a equipe dos sonhos.
E é também o primeiro passo para manter os seus funcionários por mais tempo e trabalhando em harmonia.
Então vamos ao trabalho.
Como contratar um profissional de beleza para o seu salão
Cheque as referências
Como é de costume você colocou lá no seu salão um anuncio que precisa de funcionário, anunciou no Facebook e também avisou alguns amigos do mesmo ramo.
As pessoas começam a aparecer interessadas na vaga, e é aí que você coloca em prática seus conhecimentos sobre como contratar um profissional de beleza.
Na hora de decidir quem será o escolhido, não se deixe levar apenas pelo conteúdo curricular.
Ter cursos, experiência e ter trabalhado em grandes salões é muito bom, mas você precisa saber mais do que isso.
Entre em contato com os antigos empregadores, cheque as referencias de quem você está contratando.
Muitas vezes, de nada vai adiantar o profissional ter um currículo maravilhosos se ele não souber se relacionar bem com as pessoas.
O ambiente de salões de beleza força a convivência entre as pessoas por um longo período de horas e por vários dias. Respeitar as pessoas, sem flexível, educado e saber lidar com os colegas de trabalho e público é fundamental a um bom profissional.
Fale sobre as suas expectativas e postura adotada pelo seu salão
Um erro muito comum: não esclarecer tudo logo de início.
Como uma pessoas vai entender sua forma de trabalhar se você não explicar para ela?
Aproveite o primeiro dia de trabalho para ser o mais transparente possível.
Junto com as coisas que é de praxe fazer: apresentar as pessoas, explicar agenda e clientes, falar sobre produtos, fale ao novo funcionário o que você espera dele.
Explique sua rotina, a divisão de tarefas e principalmente a postura que você adotou para o bom relacionamento da equipe e com os clientes.
Essa é a hora de botar os “pingos nos is” antes que as coisas desandem. Seja organizado e o mais transparente possível.
E não se esqueça de falar também sobre posturas que não serão admitidas.
Não contrate alguém que você não consiga demitir
Muito comum em salões de beleza, principalmente os de menor porte é a contratação de amigos e familiares. Fuja disso!
Jamais contrate alguém que você não terá coragem de despedir. Se optar por esse tipo de contratação seja claro com seu funcionário e com você mesmo.
“Amigos, amigos. Negócios a parte.”
Não dê regalias a um funcionários, para manter o ambiente em harmonia todos devem ser tratados de maneira igualitária e ter os mesmos direitos e obrigações.
Essas foram algumas dicas básicas para você aprender como contratar um profissional de beleza, mas claro, existem muitas outras dicas.
E você, como costuma fazer essa escolha? Conta pra gente, vamos dividir as opiniões em busca de uma equipe boa e durável.